
Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO constitui-se em importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade. A ABRAPSO é composta por profissionais de diferentes áreas que, através do ensino, da investigação, da intervenção ou da difusão de conhecimentos, estejam contribuindo para o desenvolvimento da psicologia social no Brasil. Também é composta por estudantes de graduação ou pós-graduação, interessados no desenvolvimento da psicologia social. Além disso, a ABRAPSO há trinta anos tem construído conhecimentos a partir da articulação com diferentes sujeitos políticos, reunindo importantes trabalhos de produção do conhecimento científico e de estratégias de intervenção em psicologia social no país.
1) Núcleo ABRAPSO Alto São Francisco;
2) Núcleo ABRAPSO Betim;
3) Núcleo ABRAPSO BH;
4) Núcleo ABRAPSO Juiz de Fora;
5) Núcleo ABRAPSO São João Del Rei;
6)Núcleo ABRAPSO Sul de Minas;
7) Núcleo ABRAPSO Uberlândia;
8) Núcleo ABRAPSO Vale do Aço;
Em 2011 ocorreu o 16º Encontro Nacional da ABRAPSO e em 2010 o XVII Encontro Regional da ABRAPSO Minas. A Regional Minas realizou seu primeiro Encontro em novembro de 1985,na Universidade Federal de Minas Gerais.
Nos últimos 10 anos tivemos os seguintes Encontros Regionais da ABRAPSO Minas:
2002: XIII Encontro Mineiro de Psicologia Social (UFMG) - Direitos Humanos: desafios locais e internacionais.
2004: XIV Encontro Mineiro de Psicologia Social (UFSJ)- Políticas Públicas: saberes e práticas psicossociais.
2006: 15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas (PUC-MG)- Olhares Contemporâneos a Psicologia Social em Minas.
2008: 16º Encontro Regional da ABRAPSO Minas (UFU)- Psicologia Social e Desigualdades: hierarquias e enfrentamentos.
2010: XVII Encontro Regional da ABRAPSO Minas (UNILESTE) - Psicologia Social: ética, participação política e inclusão
social.

Tema: Psicologia social e políticas públicas:
Reflexões sobre a formação em psicologia social em Minas
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
01, 02 e 03 de Novembro de 2012
Juiz de Fora – MG
O tema central do encontro será Psicologia social e políticas públicas: reflexões sobre a formação em psicologia social em Minas. Ao propor que o Encontro Regional da ABRAPSO MINAS tenha como foco o debate acerca da articulação entre psicologia social e políticas públicas, buscando refletir junto a isso sobre a formação em psicologia social em Minas, temos como meta a construção de um espaço de debate e proposição de encaminhamentos junto a diferentes protagonistas da sociedade científica de Minas Gerais e de outros estados do Brasil em torno de algumas questões-chave: em que medida a psicologia social tem sido chamada a problematizar programas e serviços das políticas do Estado à população? Que ações governamentais têm sido desenvolvidas a partir das análises fornecidas pelas pesquisas e intervenções em psicologia social voltadas à saúde, educação, trabalho, etc., como políticas públicas nessas áreas?Quais experiências podem ser compartilhadas entre pesquisadores e profissionais da psicologia social em Minas Gerais, entre si e com as demais regiões do Brasil? Estamos formando psicólogos/as que sabem atuar no âmbito das políticas públicas, nos seus mais variados campos, de modo crítico? As teorias e metodologias discutidas nos cursos de graduação e pós-graduação têm sido úteis para a atuação no âmbito das políticas públicas? Estas são algumas das reflexões que têm orientado a proposição do XVIII Encontro Regional da ABRAPSO Minas a realizar-se, em novembro de 2012, na Universidade Federal de Juiz de Fora, zona da mata mineira.

Para ter acesso aos Anais do Evento clique em:https://docs.google.com/document/d/1iS9MknwJhhFKVWL0rXRnbCdyIeBWu4gl-69BOU5jenE/edit